8 de nov. de 2008

A Instituição Social Igreja

As religiões são importantes manifestações sociais que atuam na organização social. Suas origens também se remetem às primeiras comunidades humanas, nos quais, por meio de rituais e expressões, os homens daquela época procuravam manifestar culto a uma ou mais divindades.
Hoje, o fenômeno religioso é crescente. Segundo alguns sociólogos, com o fim das ideologias após a queda do comunismo, no final do século XX, as religiões encontraram um grande espaço de atuação, servindo como referência para a formação de valores e comportamento das pessoas.
Entre 1945 e 1989, o mundo viveu sob uma ameaça constante de guerra entre as duas maiores potências da época: Os EUA, representantes e divulgadores do sistema capitalista, e a antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), representante e divulgadora do sistema comunista. Aos constantes atritos e conflitos entre essas duas potências damos o nome de Guerra Fria, pois, oficialmente, os dois países nunca declararam guerra um ao outro. Em 1989, com a queda do muro que divida a cidade de Berlim (Alemanha) em duas partes, uma capitalista e outra comunista, o mundo percebeu que era o fim da defesa do regime comunista. Em 1991, a URSS se desintegrou e deu origem à Federação Russa, bem como a vários novos países. Dessa forma, o capitalismo assumiu um caráter praticamente hegemônico no mundo.
Não vamos aqui discutir religião ou defender essa ou aquela Igreja. O objetivo é entender como alguns importantes sociólogos perceberam o fenômeno religioso e destacar os principais movimentos religiosos dos nossos dias.
Durkheim, analisando os fenômenos religiosos, percebeu que "uma religião é um sistema solidário de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, interditas, crenças e práticas que unem em uma mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem".
Para Durkheim, a grande característica da religião é o seu poder de unir um determinado grupo social em função de um sistema de crenças comuns. Dessa forma, para ele, a religião não deixa de ser uma manifestação da própria organização social, pois ela reflete no convívio das pessoas as crenças que elas possuem. Por exemplo, para os seguidores das grandes religiões mundiais, o ato de matar é considerado uma grave falha religiosa. De certa maneira, essa crença extrapola os limites dos "crentes" daquela crença e atinge todo o corpo social, fazendo com que, na nossa sociedade, o ato de matar alguém seja tido como errado. Por isso, ele afirma que "os interesses religiosos não passam de forma simbólica de interesses sociais e morais".
É por isso que podemos compreender uma sociedade também a partir do entendimento de seus sistemas de crenças.
Max Weber, ao estudar o espírito do capitalismo, percebeu que parte do comportamento social que ajudou no desenvolvimento daquele sistema tinha suas origens nas práticas puritanas dos burgueses protestantes. Esses burgueses acreditavam que o trabalho duro, a economia do dinheiro e uma conduta severa diante da sociedade eram importantes formas de servir a Deus. Então, para esse sociólogo, o comportamento do burguês protestante (a ética, portanto) possibilitou o desenvolvimento do espírito do capitalismo ou seus princípios/valores básicos.
Portanto, para Weber, o fenômeno religioso tem uma grande importância para o entendimento da nossa sociedade.
Karl Marx também se referiu ao fenômeno da religião no século XIX, na Alemanha. Naquela época, Estado e Igreja ainda eram muito próximos e, muitas vezes, o clero concordava com as ações do Estado. Ora, naquela época, a industrialização estava em pleno desenvolvimento e não havia garantias ou boas condições de vida aos trabalhadores. Ao perceber que a Igreja não se manifestava favorável aos mais explorados, Marx entendeu que ela servia apenas para "seduzir e alienar" as pessoas, descumprindo, segundo o princípio marxista, o seu papel social. Daí a famosa frase de Marx: "A religião é o ópio do povo".

As grandes religiões do mundo
Há muitas formas e manifestações religiosas em todo o mundo. Existem grupos que acreditam em vários deuses ou semi-deuses. Esses são chamados de politeístas e estão presentes na índia, por exemplo. A principal religião nesse subcontinente é o hinduísmo, que assume formas muito particulares de culto em cada região.
Outras religiões acreditam na existência de um único deus, como no caso do judaísmo, do islamismo e do cristianismo. São, portanto, religiões monoteístas.
Atualmente, essas três religiões monoteístas, e também o budismo, respondem pela maior parte dos fiéis e crentes do planeta. Estima-se que o islamismo é uma das religiões que mais cresceu nos últimos anos.
Todas as religiões têm algumas estruturas em comum. A primeira delas são os dogmas, que são as verdades que aquela religião prega. Poderíamos dizer que os dogmas são as explicações que as religiões dão aos fenômenos da fé e da vida das pessoas. Por exemplo, para o Cristianismo, Jesus Cristo é o filho de Deus. Isso é um dogma, é uma verdade professada pelos crentes no cristianismo. O segundo elemento da estrutura de uma religião são os preceitos e as tradições. Estes representam a forma como a religião deve ser vivida e organizada. Assim, é um preceito do islamismo que todo muçulmano que tiver condições financeiras deve ir a Meca pelo menos uma vez na vida. Assim, vão se organizando os ritos, práticas e ações que envolvem as religiões.
Finalmente, um outro fenômeno importante do mundo religioso contemporâneo é o crescente uso dos meios de comunicação social de massa pelas Igrejas. Vários programas são veiculados na televisão, rádio, filmes, jornais, Internet, como um meio de difusão das crenças religiosas. Isso demonstra que o fenômeno religioso, apesar de ligado a tradições e muitas vezes resistente a certas transformações sociais, é dinâmico e histórico e, por isso, muda também ao longo do tempo.
Trabalho sobre as Instituições Sociais

Pesquisar sobre a Instituição social Igreja, quais são as religiões mais difundidas no mundo e o papel da igreja junto a sociedade.
Sugestões:
* Organizar uma coletânea de fotos das diversas religiões;
* Entrevistar pessoas idosas, questionando sobre a importância da religião;
* Pesquisar a estrutura e os rituais de diferentes religiões;
* Pesquisar sobre Religiões presentes em nossa cidade e quais as religiões presentes na escola;
* Entrevistar pessoas de diferentes religiões sobre que tipo de trabalho social é desenvolvido por sua igreja.

Construir um vídeo clipe com os resultados da pesquisa para apresentar no dia 01 de dezembro.
Valor do trabalho 40 pontos.