9 de nov. de 2008

AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Você, com certeza, já ouviu falar que a família está em crise... , que se o Congresso não aprovar determinada lei, está em risco a credibilidade daquela instituição. Com a morte do Papa João Paulo II em abril de 2005, a Igreja Católica demonstrou que possui ainda vários fiéis e que, enquanto instituição, ela continua forte.
O que todos esses temas, família, política e Igreja, têm em comum? Ambos são INSTITUIÇÕES SOCIAIS. Vamos estudar o que são as instituições, como elas nascem, como operam e qual a sua importância para o estudo da Sociologia.
Apesar de estarem diretamente ligadas aos grupos sociais, as instituições são mais complexas que estes. Quanto falamos em instituição, geralmente vem à nossa mente a existência física de algo. Por exemplo, a instituição Presidência da República geralmente é representada pela imagem do Palácio do Planalto, em Brasília. A instituição Igreja é representada pelas imagens de templos, e assim por diante. Mas as instituições estão acima da representação física. Como dissemos, essas construções apenas REPRESENTAM, não são as instituições. .
Segundo o sociólogo Émile Durkheim, as instituições sociais são exatamente regras, forças, normas que se aplicam aos indivíduos dos mais diferentes grupos e que se encontram previamente estabelecidas na sociedade.

"Os sociólogos da escola durkheimiana são os primeiros que procuraram dar à palavra instituição um sentido preciso. (... ) OS durkheimianos empenharam-se em delimitá-las e em elaborar-lhes a noção. As instituições são maneiras de fazer, de sentir e de pensar "cristalizadas" quase constantes, socialmente coercitivas e distintivas de um grupo social dado."

BOUDON, R. e BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Atica, 1993, p. 301.

Nenhum comentário:

Postar um comentário